terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dão-se alvíssaras...

Há muitos anos, era eu ainda um menino, li um anúncio em que se prometiam alvíssaras a quem desse notícia ou indicasse o paradeiro, de um qualquer objecto que se havia perdido. A palavra alvíssaras era nova para mim e para saber o seu significado, fui perguntá-lo a uma pessoa mais velha, cuja identidade já não recordo.

Fiquei então a saber que o termo se referia a uma gratificação que se daria ao portador da boas novas, ou a quem encontrasse qualquer coisa perdida. Relativamente ao tal anúncio, foi-me explicado que a pessoa que encontrasse o objecto perdido poderia ser gratificada, por exemplo, com um par de calças. De tal modo o termo e a definição ficaram gravados na minha memória, que sempre que vejo escrita a palavra alvíssaras vem-me à ideia um par de calças.

Tudo isto me ocorreu quando dava uma volta ao guarda-fato, para escolher alguma roupa velha que já não uso. Entre outras coisas, deparei-me com um par de jeans Levis rotos, como agora se usa, e com o apport de manchas de tinta branca que lhes conferem um certo ar proletário, e a quem as usar o estatuto de trabalhador esforçado em luta contra a crise.

Decidi, por isso, atribuir estas «alvíssaras» a quem der notícia de uns antigos colaboradores deste blog que andam perdidos, para desespero dos poucos que ainda aqui vêm beber notícias dos Batistinhas e daqui partem sequiosos, à míngua das mesmas.



2 comentários:

Zi disse...

Tem todas a razão, amigo Lousanense, ultimamente nem sequer uns comentáriozitos ás suas, sempre bem oportunas, intervenções. Com a crise que grassa por aí pode ser que as ditas "alvíssaras2 surtam algum efeito!...

Entradote irrequieto disse...

Encontrei um. Quero essas Alvíssaras!